segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Verão: nova estação e benefícios do sol

Estamos a poucos dias do início do verão; para alguns a estação mais esperada do ano. É no verão que as pessoas se reúnem mais para conversar no fim de tarde, pratica-se mais atividade física, e todos querem aproveitar o sol que nesta estação é radiante. Verdade, radiante, lindo e inspirador! E acreditem, o sol com moderação nos faz um bem enorme.

No início do século 20, o sol era o único tratamento para tuberculose. Ainda não haviam antibióticos e não sabia-se porquê, mas as pessoas que moravam em regiões mais ensolaradas conseguiam se recuperar da doença. Além disso, quando os raios ultravioleta atingem o nosso corpo, estimulam a produção de vitamina D, que já existe no nosso organismo, prevenindo o enfraquecimento ósseo e a osteoporose. Para isso, bastam 15 minutos por dia e 30% do corpo exposto á radiação solar. E ficamos mais felizes quando ele aparece, não é? É comprovado que em países nórdicos a falta do sol é a principal causa de depressão entre a população.



Entretanto, devemos ter alguns cuidados a mais no verão, pois sabemos que os raios UV estão cada vez mais prejudiciais á saúde. São 2 os tipos de raios ultravioleta (UV). O UVA, que penetra mais profundamente na pele e é o grande responsável pelo envelhecimento cutâneo, e o UVB, menos penetrante, porém responsável pelas manchas e pelo câncer de pele. As partes mais expostas ao sol como mãos, braços, colo, face e pescoço devem estar bem protegidos com o filtro solar e também com barreiras físicas como chapéu e camisa com tecido escuro, que não deixam passar tanto a radiação solar. Também devemos evitar a exposição solar entre 10 e 15hs (horário de verão).

Filtro Solar Ideal: O filtro solar deve ser no mínimo 15 e ser reaplicado de 2/2hs. Para pessoas que apresentam manchas escuras(melasmas ou cloasmas) o filtro de proteção solar deve ser de 45 a 60, pois essas peles são sensíveis a quantidade mínima de ultravioleta.

Ingerir água porquê? Os cuidados que precisamos tomar no verão não são apenas com a pele, mas com o organismo como um todo. Como pratica-se mais atividade física, o ideal é ingerir mais líquido, de preferência água. Entre outros benefícios ela ajuda na manutençao da temperatura corpórea, combatendo a desidratação, ajuda a emagrecer, melhora a digestão e a textura da pele. E não é a textura da pele da face só não. Sabe aqueles incômodos "furinhos" que nós mulheres apresentamos, e geralmente agora no verão nos encomodam muuuuito? Sim, a ingesta de água melhora o aspecto da celulite. A água é sim uma aliada á beleza! Então vamos beber muita água, praticar atividade física e curtir muito o verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário